Inovação - da Narrativa aos Resultados

Baixar o folder

Baixar o folder

Course Dates

COMEÇA EM

22 de abril de 2024

Course Duration

DURAÇÃO

7 meses
4 horas de dedicação por semana

Course Fee

INVESTIMENTO

R$31.900 R$28.710

Garanta descontos por inscrição antecipada!

Investimento

R$31.900 R$28.710

O valor estará disponível até às

Nossa abordagem nos diferencia e coloca nossos participantes em evidência.

Para a maior parte das empresas a capacidade de inovar fará a diferença entre sobreviver e se diferenciar dos concorrentes. Aprenda como fazer da inovação um processo de gestão estruturado e disciplinado para obter resultados práticos e tangíveis.

Este programa é ideal para:

Executivos C-level e empreendedores

Membros de conselho e Diretores executivos

Consultores e membros de fundos de investimentos

Você irá concluir este programa sabendo:

  • Avaliar o ecossistema de inovação brasileira, incluindo as fontes de financiamento para inovação.
  • Estruturar portfólio de projetos para inovação, considerando iniciativas de curto e longo prazo, bem como a tríade: pessoas, processos e recursos.
  • Analisar as melhores ferramentas e metodologias para inovação de acordo com a necessidade do negócio.
  • Estruturar uma visão da evolução organizacional necessária, a partir de tendências de negócio e roadmaps de inovação.
  • Desenvolver uma agenda da inovação aberta, considerando parceiros de negócio, novos conhecimentos e oportunidades.
  • Construir narrativas de sucesso para a proposição de projetos de inovação para alta liderança e conselhos.
  • Compreender como de fato gerar resultados por meio da inovação, alavancando a tecnologia.
  • Identificar sistemicamente quais áreas precisam ser desenvolvidas na sua organização para inovação.
  • Reconhecer o nível de inovação atual e/ou prontidão para inovação do ponto de vista do gestor, equipe e do setor/empresa.

Plano de estudo

    Semanas 1 e 2 - Estratégia de inovação: visão futura, portfólio de projetos e execução

    Semanas 3 e 4 - Inovação e roadmaps: informações de mercado e sinais de mudança

    Semanas 5 e 6 - Cultura para inovação: avaliação de perfis, competências e ambiência

    Semanas 8 e 9 - Proposta de valor para inovação: modelagem de negócios na busca por resultados

    Semanas 10 e 11 - Intraempreendedorismo: alocação de recursos, tempo e práticas de mercado

    Semanas 12 e 13 - Inovação aberta: desafios, seleção de parceiros e retornos esperados

    Semanas 15 e 16 - Transformação digital além do hype: estratégia, recursos e eficiência

    Semanas 17 e 18 - Indicadores de sucesso: recursos de entrada, processos e saída

    Semanas 19 e 20 - Inovação além do P&D e startups: investimentos, gestão e ganhos esperados

  • Escolha um dentre os dois módulos eletivos disponíveis

    Semanas 22 a 27 - Eletiva 1 – Práticas Corporate Venture Capital: estratégia, benefícios e casos de mercado

    Semanas 22 a 27 - Eletiva 2 – Inovação como motor para o ESG: desafios climáticos e tecnologias emergentes

    Semanas 28 - Imersão e Networking presencial na FDC

Experiência de aprendizado exclusiva

Ritmo semanal aliado a flexibilidade para agendar os próprios horários. Debata com colegas em fóruns de discussão, colabore em projetos e participe de webinars e tutorias.

Cada módulo segue as melhores práticas do mercado, utilizando mídias digitais que envolvem os participantes por meio de vídeos, recursos pedagógicos e tecnologias.

Líderes de curso com profunda experiência na área moderam debates, dão feedbacks e fazem sessões ao vivo para colaborarem com o progresso dos participantes por meio dos conteúdos.

Tarefas pensadas para serem imediatamente úteis no dia a dia profissional.

Finalize este programa com um encontro presencial de networking (opcional) no belíssimo campus Aloysio Faria da FDC.

Conheça o Coordenador do Programa

Faculty Member Hugo Ferreira Braga Tadeu

Hugo Ferreira Braga Tadeu

Professor

Líder do Centro de Referência em Inovação Nacional, Plataforma Forecasting e Programa Aberto em Transformação Digital, em parceria com a IBM e Deloitte. Expert pelo World Economic Forum e ISO. Mentor em programas de aceleração em startups do Raja Valley, Inova Simples e Startup Brasil. Pós-Doe pela University of British Columbia, Canadá.

Professores colaboradores

O programa Inovação: da Narrativa aos Resultados da Fundação Dom Cabral reúne alguns dos maiores especialistas do país. Eles estão prontos para compartilhar sua experiência, conhecimento e informações sobre as mais recentes abordagens.

Faculty Member Paulo Vicente

Paulo Vicente dos Santos Alves

Professor

Paulo Vicente é doutor em Administração pela FGV, mestre em Adm. Pública pela FGV, e Engenheiro pelo IME. Atualmente é professor em tempo integral da Fundação Dom Cabral (FDC), e membro do Conselho Consultivo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mais informações

Faculty Member Sandro Valeri

Sandro Valeri

Professor

Investidor. Fundador e Managing Partner da Slat Ventures. Co-fundador da EmbraerX e da Ahead Ventures, conta com mais de 20 anos de experiência em inovação e investimentos em startups. Mais informações

Faculty Member Leni Hidalgo Nunes

Leni Hidalgo Nunes

Professora Convidada da Fundação Dom Cabral

Psicóloga, formada pela Universidade de São Paulo. Pós-graduada em Marketing pela EAESP-FGV além de um MBA Executivo Internacional pela FIA-USP. Mais informações

Faculty Member João Vicente

João Vicente Alvarenga

Professor

Diretor de TI e Digital do Grupo Hermes Pardini. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduações e MBA`s na área de Ciências da Computação, nas faculdades UFMG, FGV e Ohio University. Mais informações

Faculty Member Gláucia Guarcello

Gláucia Guarcello

Professora Convidada da Fundação Dom Cabral

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), MBA pela COPPEAD. Mais informações

Faculty Member Marcelo Salim

Marcelo Salim

Professor

Formado em Matemática pela UFRJ, com mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE e cursos de extensão em Negócios por Harvard e Stanford e em Empreendedorismo pelo MIT e Basbson College. Mais informações

Faculty Member Fabian Ariel Sal um

Fabian Ariel Salum

Professor

Fabian Salum é professor titular e pesquisador líder de Pesquisas em Estratégias Competitivas com ênfase em Modelos de Negócios e Gestão da Inovação na FDC – Fundação Dom Cabral. Atua também como Coordenador Acadêmico de Cursos Abertos. Mais informações

Faculty Member Clarice Gomes

Clarisse Gomes

Professora Convidada da Fundação Dom Cabral

Clarisse é sócia da Deloitte Ventures e especialista em inovação corporativa, corporate venture, inovação aberta e novos negócios. Mais informações

Ao iniciar este programa, você terá:

  • Acesso aos campi e às bibliotecas FDC.
  • Possibilidade de Networking a partir de encontros regionais e anuais.
  • Participação em programas de mentoria e aconselhamento.
  • Webinars gratuitos sobre temas relevantes.
  • Acesso a escolas de negócios estrangeiras, parceiras da FDC.
  • Participação voluntária em projetos sociais da FDC e nos comitês do FDC Alumni.
  • Condições especiais para participação em programas da FDC.
  • Acesso ao FDC Angels: fundo de investimento anjo com foco em ESG exclusivo para FDC Alumni.

Fundação Dom Cabral

Certificado

Example image of certificate that will be awarded after successful completion of this program

Certificado

Todos os participantes que concluírem com sucesso o programa Inovação: da Narrativa aos Resultados recebem um certificado digital concedido pela Fundação Dom Cabral e entregue pela Emeritus.

Baixar o folder

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

* Algumas condições acadêmicas e comerciais podem ser modificadas sem aviso prévio, mantenha-se em contato com o seu orientador.
Inscreva-se já

Inscrições antecipadas são recomendadas. As vagas são preenchidas rapidamente!

Consultar opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.